fILOSOFIA E fUNDAMENTOs

Fundada na década de 80 pelo Mestre Camisa (José Tadeu Carneiro Cardoso) a ABADÁ-CAPOEIRA (Associação Brasileira de Apoio e desenvolvimento da Arte-capoeira) é uma entidade de Utilidade Pública, sem fins lucrativos que tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da capoeira, seu exercício é um forte instrumento de integração social, pois trabalha com todas as classes e possibilita também a recuperação da nocão de cidadania.
 
A ABADÁ - CAPOEIRA é um espaço fundamental, um território livre da capoeira, que se propõe a sistematizar as informações referentes a todos os núcleos de capoeira nacionais e as internacionais; centralizar as pesquisas e as produções existentes em um banco de dados, facilitando assim o acesso para todos os interessados; e oferecer melhores condições de aperfeiçoamento técnico aos professores vinculados aos núcleos que ensinam capoeira.
 
A ABADÁ - CAPOEIRA é atualmente uma das maiores divulgadoras da cultura nacional, tanto no Brasil quanto no exterior, realizando cursos, seminários, palestras e projetos. Tem representação efetiva em todos os estados brasileiros e 56 países, com um total de mais de 60 mil associados.
 
As atividades da ABADÁ - CAPOEIRA estão fundamentadas em alguns ensinamentos do Mestre Bimba, no que diz respeito à capoeira Regional e da Capoeira Angola, as quais se unem para serem consideradas como um todo: uma unidade em evolução.
 
Assim, os fundadamentos da capoeira se expressam na preservação da sua tradição, na evolução técnica, no cuidado e no zelo, na confecção de instrumerntos e uniformes, no trabalho básico do aprendizado, no equilíbrio, na rapidez de raciocínio, na neutralização dos ataques por meio de esquivas, na velocidade, na eficiência e na "UNIÃO" dos componentes da Abadá - Capoeira.
 
A ABADÁ - CAPEOIRA tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, utilizando a capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando entre outras coisas a profissionalização do capoeirista, procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência.
 
A ABADÁ - CAPOEIRA procura contribuir para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.
 
Para a ABADÁ a capoeira é uma arte ancestral e futura, é a expressão viva da liberdade de um povo, que, acreditamos, deve ser praticada com reverência e merece de nossa parte respeito e atenção, transformando e preservando valores. Nosso trabalho visa a necessidade de deixar a capoeira livre para ser o que ela é: para a capoeira e o camaleão, mudar é apenas preservar a sua essência. 

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!